Desenvolvimento de Biocombustíveis de 2ª Geração

O projeto, promovido pela Galp Energia e com a colaboração da Universidade de Évora, UTL/Instituto Superior de Agronomia, Instituto Politécnico de Portalegre, VICORT e Domingos Reynolds de Souza, tinha como objetivo o desenvolvimento de um roteiro tecnológico de produção de biocombustível (FAME), dito de 2ª geração por ter origem em colheitas não alimentares, a partir da Jatropha. O projeto foca-se no desenvolvimento das várias etapas do roteiro, procurando estabelecer e consolidar os processos em ambiente pré-industrial:

I. Melhoramento das plantas e técnicas de produção;

II. Colheita mecânica;

III. Extração do óleo;

IV. Valorização de sub-produtos;

V. Biodiesel FAME.

O montante de investimento total do projeto é de €2.437.375. O FAI apoia as etapas II, III e V, com um incentivo contratualizado de 1.008.497€.

Em Fevereiro de 2014, o promotor comunicou ao FAI a sua indisponibilidade para continuar o mesmo, face a uma mudança de estratégia. O FAI e o promotor acordaram num conjunto de alterações aos objetivos do projeto, com vista a procurar salvaguardar certos resultados de base tecnológica protagonizados pelas PME industriais e entidades do sistema científico e tecnológico parceiras da Galp no mesmo.

As atividades técnicas do projeto estão encerradas.